Glossário de publicidade

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Atualizado 15 de nov. de 2024, 15:30 EST
O que você vai aprender

O que você vai aprender

Saiba o que significam os termos e iniciais comuns de publicidade. Para termos específicos do Klaviyo, consulte nosso glossário do Klaviyo, ou para termos técnicos, consulte nosso glossário técnico

A

A

Teste A/B: um método de comparação de diferentes opções para determinar qual é a mais bem-sucedida em atingir uma meta (como aberturas, cliques ou compras). Por exemplo, um profissional de marketing pode fazer um teste A/B com duas linhas de assunto para ver qual delas atinge uma taxa de abertura maior ou testar uma oferta com 30% de desconto e uma oferta com 50% de desconto para ver qual delas gera mais lucro.  

AOV: significa average order value (valor médio do pedido), que é o gasto médio de um cliente em uma loja em um único pedido.

Atribuição: origem de um cliente ou de uma compra. Por exemplo, esse pedido de US$ 50 é atribuído a um anúncio do Facebook, um e-mail, um SMS ou uma pesquisa orgânica do Google? Modelos mais sofisticados diferenciam entre atribuição de primeiro contato (o primeiro envolvimento que um cliente teve com sua empresa) e atribuição de último contato (o mais recente antes da compra). 

B

B

B2B: significa business to business. Descreve empresas que vendem para outras empresas (em vez de consumidores individuais). A Klaviyo é uma empresa B2B porque vendemos software para outras empresas. 

B2C: significa business to consumer (empresa para consumidor). Descreve empresas que vendem para consumidores (em oposição a outras empresas). A Chubbies é uma empresa B2C porque vende shorts curtos para os consumidores.

Bootstrapped:  uma empresa bootstrapped opera com as contribuições iniciais dos fundadores e com a receita gerada posteriormente pelo negócio. A empresa também pode contrair dívidas com bancos ou fornecedores para financiar o negócio sem abrir mão do patrimônio líquido. Em contrapartida, uma empresa financiada por capital de risco vende ações em troca de dinheiro e pode operar com prejuízo enquanto aumenta o marketing e outras despesas. 

Taxa de rejeição: a porcentagem de visitantes do site que saem depois de visualizar apenas uma única página, indicando potencialmente uma falta de interesse. Os profissionais de marketing geralmente buscam minimizar a taxa de rejeição.

Embaixador da marca: uma pessoa com um relacionamento formal com uma empresa que defende essa empresa on-line ou off-line. A remuneração do embaixador da marca pode assumir a forma de pagamento ou de produtos gratuitos.

C

C

CAC: significa custo de aquisição de clientes, que é o quanto custa (potencialmente por meio de publicidade para muitas pessoas) adquirir um cliente pagante. Também conhecido como custo por aquisição (CPA).

Canal: Esse pode ser um termo difícil de entender, pois é usado de várias maneiras. No varejo, um uso comum são as arenas em que as mercadorias são vendidas. Por exemplo, o senhor pode vender seus produtos por meio de dois canais: seu site e suas lojas físicas. Outro uso comum da palavra refere-se a diferentes métodos de marketing. Por exemplo, seus canais de marketing podem ser pesquisa paga, pesquisa orgânica, e-mail e mala direta.

CLV: significa customer lifetime value (valor do tempo de vida do cliente), ou seja, o valor que um cliente gastará durante todo o tempo. Por exemplo, se o valor do tempo de vida do cliente for de US$ 100 e o valor médio do primeiro pedido for de US$ 30, o senhor pode se sentir confortável com um CAC de US$ 30 (veja acima), mesmo que perca dinheiro no primeiro pedido.

COGS: significa custo de produtos vendidos. Embora a análise da receita total gerada seja importante, também é essencial entender quanto custou para a empresa produzir ou comprar esses itens. Por exemplo, se custar US$ 2 para fabricar cada dispositivo e o senhor tiver vendido 3.000 deles, seu CPV será de US$ 6.000.

Coorte: um grupo de clientes ou visitantes da Web com base no tempo. Por exemplo, os clientes que compraram pela primeira vez em fevereiro de 2019 formam um grupo específico. As coortes são úteis para comparar o comportamento de diferentes grupos de clientes ao longo do tempo. Por exemplo, olhando para trás, o número médio de pedidos por cliente ao longo de 12 meses para seus grupos de abril, maio e junho de 2018 pode ser 1,8, 1,2 e 1,9. O senhor então investigaria por que a coorte de maio se comportou de forma muito diferente das coortes de abril e junho.

Conversão: fazer com que os membros de um grupo realizem uma ação desejada, como se inscrever em uma lista de mala direta ou comprar um item em um site. Comumente usado como "taxa de conversão" para se referir à obtenção de uma porcentagem de visitantes do site que fazem uma compra.

CPA: significa custo por aquisição, que é o quanto custa em publicidade (potencialmente para muitas pessoas) para adquirir um cliente pagante. Também conhecido como custo de aquisição de clientes (CAC).

CPL: significa custo por lead. Se uma empresa está pagando por publicidade com um modelo CPL, ela está pagando cada vez que um cliente em potencial fornece suas informações de contato (ao contrário, por exemplo, do CPC, em que ela paga cada vez que alguém clica em seu anúncio). Mais comumente usado para itens de preço mais alto com um ciclo de vendas mais longo ou para marcas que desejam atrair assinantes de blog.

CPM: significa custo por mil (literalmente: custo por mil). Usado em publicidade para se referir ao valor que uma empresa paga por 1.000 impressões, o que significa exibir o anúncio 1.000 vezes. (M = 1.000 em algarismos romanos. Em documentos financeiros, $1MM = um milhão de dólares porque 1.000 x 1.000 = 1.000.000).

Criativo: Quando uma empresa está criando conteúdo, mensagens ou anúncios para o website, "criativo" pode ser usado como substantivo para se referir ao texto (palavras) e às imagens: "O criativo está pronto para a campanha do Memorial Day?"

CRO: significa conversion rate optimization (otimização da taxa de conversão), que é quando o senhor faz alterações em um site para aumentar a taxa em que os visitantes realizam a ação desejada (normalmente, fazer uma compra). 

CTA: significa call to action (chamada para ação). Em um SMS/MMS, e-mail, anúncio ou site, uma CTA é a linguagem que tenta levar o destinatário/leitor/visitante a fazer algo específico. Por exemplo, o botão "Buy Now" em um e-mail é uma CTA.

CTR: significa click through rate (taxa de cliques). Usado para anúncios, SMS/MMS e e-mail. Para um anúncio, a CTR é normalmente o número de cliques dividido pelo número de impressões. Para e-mail e mensagem de texto, a CTR é o número de cliques dividido pelo número de mensagens abertas. (É importante observar que a taxa de cliques é um termo diferente e é calculada como o número de cliques dividido pelo número de mensagens entregues. É fundamental esclarecer o que as pessoas querem dizer quando estão falando sobre cliques).

D

D

Publicidade gráfica: um anúncio gráfico, também conhecido como anúncio em banner, é uma forma de publicidade paga on-line que normalmente é uma imagem projetada ou uma foto e um texto. Os espectadores podem então clicar na imagem com a promoção para serem levados à página de destino correspondente.

DTC: significa direct to consumer (direto ao consumidor), ou seja, venda direta ao cliente. Normalmente usado para se referir à venda por meio da própria loja on-line de uma empresa. Também conhecido como D2C. Tradicionalmente, a maioria das marcas B2C (como a Tide da P&G) concentrava-se em obter colocação em canais controlados por outras empresas, como lojas de varejo. As marcas digitalmente nativas (como a Outdoor Voices) começaram do zero como empresas DTC e estabeleceram relacionamentos diretos com seus clientes.

Dropship: um método de atendimento de varejo no qual uma loja vende um produto que não mantém em estoque, mas que é enviado diretamente ao comprador por um terceiro. Assim, o vendedor nunca interage diretamente com o produto. 

E

E

Mídia adquirida: publicidade e conteúdo publicado pelos quais o senhor não paga nem cria. Em vez disso, o senhor "ganha" isso de pessoas como jornalistas, clientes e influenciadores de mídia social. Uma entrevista no Good Morning America e um tweet de um cliente são exemplos de mídia conquistada. Mas publicar sobre seu produto em seu próprio blog não é mídia conquistada - é mídia própria.

EBITDA: significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Por exemplo, se uma empresa tem receitas de US$ 100.000 e gasta US$ 100.000 em custos de mercadorias, transporte, marketing, despesas gerais etc. e pagamentos de juros, os ganhos gerais (lucro) serão zero. Se US$ 10.000 desse gasto forem juros sobre um empréstimo (e os impostos, a depreciação e a amortização forem todos zero), então o EBITDA da empresa será de US$ 10.000. 

FY: significa ano fiscal. Exemplo: FY19 = ano fiscal de 2019. Uma empresa pode começar e terminar seu ano fiscal em um ciclo diferente do ano civil. Em caso de dúvida, pergunte - a Black Friday pode, na verdade, fazer parte do Q2 para eles.

G

G

Google Analytics: também conhecido como GA, o Google Analytics é um sistema amplamente usado para rastrear ações que ocorrem em um site ou aplicativo móvel. Por exemplo, o GA é o local padrão que muitos profissionais de marketing acessam para visualizar os únicos (veja abaixo) por dia ou as conversões por dia. Outros serviços que as empresas de varejo podem usar para essa finalidade incluem o Adobe Analytics (antigo Omniture).

Lucro bruto: receita menos CPV (veja acima). Não leva em conta os custos de marketing ou despesas gerais, apenas a mão de obra direta e os materiais envolvidos na criação do produto. Se custar US$ 4 para produzir uma capa de celular e o senhor a vender por US$ 12, o lucro bruto será de US$ 8. (Se o senhor assiste ao Shark Tank, deve ter notado que os Sharks frequentemente perguntam sobre a margem bruta, que é: (receita: cogs)/receita. Para este exemplo, seria: ($12-$4)/$12= 66,6%

GWP: significa gift with purchase (presente com compra). Quando o cliente compra algo (ou gasta uma determinada quantia), ele recebe outra coisa gratuitamente. Frequentemente encontrado no setor de beleza. 

H

H

Hero image: uma imagem grande de cabeçalho ou banner na parte superior de uma página da Web. 

I

I

Marketing de influência: um termo amplo que envolve o envolvimento de pessoas vocais e influentes na órbita de uma empresa para promover seus produtos. Esses compromissos podem ser pagos, não pagos ou em troca de produtos gratuitos. 

K

K

Palavra-chave: esse é um termo que aparece em alguns canais de marketing diferentes, incluindo SEO e PPC. Refere-se a um termo que alguém pode digitar no Google quando está pesquisando um produto ou uma resposta. Há dois tipos de palavras-chave: com marca e sem marca. Branded refere-se a quando uma palavra-chave com o nome da marca é usada (Klaviyo Email Marketing), enquanto non-branded não tem um modificador de marca ("email marketing"). 

KPI: significa indicador-chave de desempenho. Essa é uma métrica que uma empresa identificou como sendo de especial importância para medir seus resultados. Exemplos de KPIs de marketing: tráfego do site, tempo no site, duração média da sessão.

L

L

Landing page: uma página da Web projetada para receber visitantes que vieram de uma fonte específica (por exemplo, um determinado anúncio do Facebook) ou para uma finalidade específica. A página pode ou não fazer parte do site principal da loja. Normalmente, ele minimiza as distrações, repete a linguagem da fonte e é projetado para levar o visitante a realizar uma única ação bem definida, como fornecer seu endereço de e-mail/número de telefone ou fazer uma compra.

Ciclo de vida: os estágios do relacionamento entre um consumidor e uma empresa, desde a descoberta da empresa pela primeira vez até, idealmente, tornar-se um comprador e defensor recorrente. O ciclo de vida do cliente é uma estrutura que ajuda os profissionais de marketing a interagir com diferentes clientes de maneira adequada.

M

M

Merchandiser: função mais comumente encontrada em grandes empresas de varejo. Embora as descrições possam variar de acordo com a empresa, geralmente um merchandiser de produtos se concentra na variedade de produtos, preços, promoções e estoque, enquanto um merchandiser de site se concentra em como os produtos são representados em um site por meio de imagens, textos e experiência do usuário.

O

O

Orgânico: o tráfego orgânico para um site refere-se a visitas provenientes de pessoas que procuram algo usando um mecanismo de pesquisa e, em seguida, clicam em resultados não pagos ("orgânicos"). Por exemplo, se alguém pesquisar "ideias de marketing por SMS" e clicar em um resultado de pesquisa para uma postagem do blog da Klaviyo, essa visita será considerada orgânica. Por outro lado, se a pessoa clicasse em um anúncio da Klaviyo, isso seria considerado tráfego pago.

Marketing omnicanal: omnicanal refere-se à abordagem de vendas multicanal que proporciona ao cliente uma experiência de compra integrada. O cliente pode fazer compras on-line de um desktop ou dispositivo móvel, por telefone ou em uma loja física, e a experiência será perfeita.

Owned marketing: uma abordagem de marketing em que uma empresa se concentra estrategicamente no canal que ela controla (incluindo seu site, e-mail/SMS e aplicativo, se aplicável), usando os dados que possui para criar e fortalecer os relacionamentos com os clientes. As experiências criadas com esses dados são essenciais para o sucesso geral. Uma estratégia contrastante pode envolver uma grande dependência de vendas por meio da Amazon, impulsionando compras por meio do Google ou de anúncios Meta, ou usando dados de terceiros para facilitar essas ações de marketing. 

Mídia própria: Conteúdo publicado que uma empresa criou em canais que ela controla, incluindo seu site, seu aplicativo e seus próprios canais de mídia social.

5 Ps: refere-se a produto, preço, pessoas, local e promoção. Um modelo para entender os principais componentes do marketing: o que o senhor está vendendo, quanto custa para o consumidor, para quem está vendendo, onde está vendendo e como está fazendo para que as pessoas descubram e comprem o produto. 

P& L: significa lucros e perdas. Um P&L é um demonstrativo financeiro que fornece uma visão geral de sua receita, despesa e custos acumulados em um determinado período de tempo (por exemplo, um trimestre ou ano fiscal). 

Mídia paga: conteúdo publicado pelo qual uma empresa pagou: anúncios, conteúdo que eles pagaram para promover, conteúdo criado por influenciadores pagos.

PPC: significa pagamento por clique. Nesse modelo de publicidade, uma empresa paga por cada clique em seu anúncio. Comumente usado para se referir ao Google Ads.

Persona: um modelo cuidadosamente construído e bem fundamentado que reflete um tipo de cliente para o qual uma empresa costuma vender. Pode incluir detalhes que descrevam a vida cotidiana, os valores e as preferências da pessoa.

Localizador de produtos: uma ferramenta de comparação educacional ou pesquisa às vezes usada em um site que pode ajudar um cliente a encontrar o produto certo para ele.

R

R

ROAS: significa retorno sobre o gasto com anúncios. Se o senhor gastar US$ 300 em anúncios no Facebook e ganhar US$ 1.500, seu ROAS será de 5 (ou 500%). Em outras palavras, o senhor gera uma receita de US$ 5 para cada US$ 1 gasto com anúncios no Facebook. Útil para comparar um canal de marketing com outro ou com várias campanhas.

ROI: significa retorno sobre o investimento

RFM: refere-se à recência, à frequência e ao valor monetário. Esse é um modelo de marketing que destaca três atributos do cliente: Há quanto tempo o senhor fez uma compra? Com que frequência eles compram? Quanto eles gastaram? O RFM é útil para pensar em como segmentar um público.

Retargeting: o retargeting comportamental (também conhecido como remarketing comportamental ou simplesmente como retargeting) é uma forma de publicidade on-line direcionada em que os anúncios são direcionados aos consumidores com base em suas ações anteriores, como visitar um site ou visualizar um produto específico nesse site. 

S

S

Segmentação: uma forma de agrupar um público em públicos menores com base em características ou comportamentos compartilhados, geralmente com o objetivo de se comunicar com eles de uma forma direcionada a essa característica ou comportamento. Os segmentos comuns podem incluir compradores de primeira viagem ou VIPs.

SEM: significa marketing de mecanismo de busca. SEM é o termo genérico para a publicidade que ocorre nos mecanismos de pesquisa. O SEM combina dois tipos de marketing baseado em pesquisa, a otimização de mecanismos de pesquisa e a publicidade paga por clique. No Google, há outros tipos de publicidade, como display e YouTube, mas eles são adjacentes ao SEM.

SEO: significa otimização de mecanismos de busca. Refere-se aos métodos que uma empresa pode usar para atualizar seu próprio site (ou obter links de outros sites para seu site) para melhorar como e onde aparecem nas pesquisas orgânicas. As alterações podem ser visíveis ou invisíveis para os visitantes do site.

SG& A: significa selling, general, and adminstrative (expense) (despesas de vendas, gerais e administrativas ). O marketing se enquadra aqui, assim como a maioria das outras despesas não diretamente ligadas à fabricação de produtos ou à prestação de serviços. 

SKU: pronuncia-se "skew", abreviação de stock keeping unit (unidade de manutenção de estoque). Ele se refere ao código de identificação exclusivo de um produto específico. Um número de SKU também pode conter informações de identificação específicas. Uma loja pode dizer: "Temos 3.000 SKUs", ou seja, 3.000 produtos individuais. Observe que um suéter azul com gola em V no tamanho S pode ter um SKU diferente do mesmo suéter no tamanho M.

Prova social: evidência de que outras pessoas tiveram uma boa experiência com uma empresa, serviço ou produto. Os depoimentos de clientes colocados estrategicamente em sites, anúncios ou e-mails são uma forma comum de prova social e podem aumentar a taxa de conversão.

T

T

Pixel de rastreamento: código adicionado a um site que envia informações de rastreamento de volta a uma fonte. Por exemplo, quando uma empresa anuncia no Facebook, ela tem a opção de adicionar um pixel de rastreamento ao seu site. Ele envia informações de volta ao Facebook sobre os visitantes que chegaram ao site por meio de um anúncio e, posteriormente, realizaram a ação desejada. É por meio dessa técnica que os mecanismos de anúncios do Facebook e do Google podem gerar relatórios e otimizar os resultados (por exemplo, vendas de US$ 1.000 ou 5 leads coletados). 

Transacional: mensagem enviada em função do processo de compra. Os exemplos incluem uma confirmação de pedido ou um aviso de envio. Observe que o usuário deve optar por receber mensagens SMS transacionais, mas não precisa optar por receber e-mails transacionais. 

Topo do funil: refere-se a um modelo do funil de marketing. O "topo do funil" refere-se aos consumidores que estão nos estágios iniciais de conhecimento sobre a empresa e ainda não se envolveram substancialmente ou fizeram uma compra.

U

U

Visitantes únicos: também usado como "visitantes únicos do site" ou "únicos", refere-se ao número de pessoas diferentes que fizeram algo. Por exemplo, uma empresa pode ter 10.000 visitas totais ao site em uma semana, mas 3.500 visitantes únicos durante esse período, porque muitos voltaram mais de uma vez. (Veja também Visitas, abaixo).

Conteúdo gerado pelo usuário: Também conhecido como UGC. Da Curata: Qualquer conteúdo criado por colaboradores não remunerados. Ele pode incluir desde fotos, vídeos e postagens em blogs até depoimentos e fóruns de discussão. O conteúdo gerado pelo usuário geralmente é criado ou carregado on-line, onde é facilmente compartilhado.

Parâmetros UTM: Identificação de texto adicionado a um URL que ajuda na atribuição posteriormente. (O nome UTM vem de Urchin Tracking Module. O Urchin foi adquirido pelo Google em 2005 e se tornou o Google Analytics). Exemplo: www.XYZ.com?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=summer-sale

V

V

Visitas: uma visita é um registro da ação de alguém que chega ao seu site. Alguém que visitou um site três vezes teria gerado três visitas, mas contaria apenas como um visitante único.

YoY: significa ano a ano. Medição para acompanhar o crescimento. Use-o para comparar os resultados de um ponto deste ano com o mesmo ponto do ano passado. Exemplo: para encontrar o crescimento anual para maio, o senhor usaria esta fórmula: ((vendas de maio de 2019 - vendas de maio de 2018)/vendas de maio de 2018)*100. Por exemplo, se as vendas de maio de 2019 foram de US$ 10.000 e as vendas de maio de 2018 foram de US$ 5.000, o crescimento anual seria ((US$ 10.000-$ 5.000)/$ 5.000)*100 = 100%.

YTD: significa year to date (ano até a data), referindo-se aos resultados desde o início do ano até o presente.

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